quinta-feira, 13 de setembro de 2012

LEIS DA GESTALT: ANÁLISE DE IMAGENS


Por: Rauan Rogério Maia Holanda

A análise destes três anúncios feitos pela lente da Gestalt :

Lei da Proximidade: Elementos próximos tendem a se agruparem, constituindo uma unidade aparecendo mais próximos e unificados quanto menor for a distância entre eles.

Na capa do álbum 3, a disposição dos pontos singulares aparentam constituir uma unidade, uma imagem, no caso a de uma mulher. O agrupamento de tais pontos pode ser percebido quando se é aproximado cada vez mais a imagem podendo ser destacado a lei da proximidade. Outras leis também podem ser identificadas como semelhança. As formas e elementos de cor rosa na parte inferior do álbum apresentam a lei do fechamento, onde tais formas remetem a imagem de uma vitrola em uso.
 
Lei do Fechamento:Elementos são agrupados se eles parecem se completar, ou seja, nossa mente ver um objeto completo mesmo quando não há um.  

A lei do fechamento é a mais evidente lei apresentada no cartaz do filme de Steven Spielberg, pois o nosso campo de visão identifica a réplica da imagem do garoto no espaço prateado e a original como as letras A.I. assim como podemos perceber a imagem do garoto por completa no campo prateado, mesmo que ela esteja pela metade se comparada com a outra.


Lei da Continuidade: É a impressão visual de como elementos desenhados já com uma forma e com uma direção, prolongam, na mesma direção, o mesmo movimento

No anúncio da companhia de serviços telefônicos, pode se perceber a lei da continuidade, onde a impressão tem se a impressão de movimentação representada pela perspectiva de profundidade dada pela estrada.

3 EXEMPLOS DE LEI DA GESTALT

Por: Ana Cleide P. C. de Carvalho



Neste cartaz podemos encontra varias leis de Gestalt, mas o que mais me chamou a atenção foi à Lei da Unificação, mesmo uma imagem abstrata pode ser entendida pela mente humana. Esta figura nos revela pontos unidos e nos passam a ideia de vários corações saindo de dentro de uma garrafa de refrigerante.  





A capa deste livro ao lado nos remete a Lei Segregação onde de um lado se vê a metade de uma face e de outro o preto mostrando as horas. Pode-se segregar uma ou mais unidades, dependendo da desigualdade dos elementos, como forma e cor.
 
  



Este cartaz no remete a Lei da Proximidade. Esta lei afirma que os objetos (no caso balas) agrupados formem uma imagem, que neste caso foi de um busto de  homem. A imagem vista de longe da a defirmicação perfeita do busto masculino, ao aproximar a imagem percebi-se que é feito de balas.

EXEMPLOS DE GESTALT

Por: Clarissa Oliveira



A propaganda de chocolate é um bom exemplo da Lei da Segregação, lembra também a lei da continuidade porque as mulheres de chocolates estão derretendo dando ideia de continuidade. A divisão das cores que define a imagem traz o contraste como principal evidência da característica da lei da segregação na imagem ao lado esquerdo.

 


A capa deste jogo é um exemplo da Lei da Continuidade. A imagem ao lado direito tem as seguintes características: o homem retratado está dividido em duas partes, a primeira mostra uma pessoa normal, a outra apresenta um ser desfigurado com cabelo ao vento a corrente em espiral da ideia de movimento. Esta ideia de movimento é que caracteriza a imagem como lei da continuidade.



A imagem ao lado é uma propaganda publicitária de uma fabricante de automóveis. Nesta imagem encontramos a Lei da Proximidade em evidência, além de outras como: unificação, semelhança e continuidade. Os elementos da imagem acima como o agrupamento das cores em formatos de pequenos quadrados dão ideia de ondas e de texto (3D). Estes elementos determinam a lei da proximidade como mais perceptível na imagem.

LEIS DA GESTALT

Por: Elaine Cristina R. de Souza
 

A capa de revista AVENTURAS NA HISTÓRIA tem como exemplo a lei da proximidade, quando olhando ao todo vizualiza-se a suástica, também encontra-se a lei da pregnância, onde contém vários momentos da historia de Adolf Hitler no nazismo formando seu principal símbolo marcado no seu poder e de fechamento que está no centro completando a imagem de Hitler. 

 



 A imagem ao lado é uma divulgação de um encontro mobilístico que apresenta a lei da continuidade. A moto é vista de uma maneira a seguir um caminho que mantem um movimento.

Nessa propaganda de chapéu a lei que se aplica é de fechamento, que ao olhar para a imagem, vizualmente completamos sem muita dificuldade. O que esta sem chapéu a primeira impressão que damos a ele é a imagem de Hitler e a segunda ao colocar o chapéu acaba se parecendo com charlie chaplin.

GESTALT APLICADA NAS IMAGENS


Por: Carlos Henrique Ramos
 
Neste cartaz da coca-cola ,encontramos a lei da continuidade, uma lei da gestalt, que significa a capacidade perceptiva de continuação de uma determinada imagem identificando  todo compositivo. Na imagem há como caracteristica da lei    um Homem se materializando ao sair de dentro da garrafa. É um  ótimo exemplo para a lei da continuidade.


A imagem é uma propaganda de lanche da marca Pepsi,  a lei da unificação e continuidade, se encontram no mesmo que é visto por pontos, curvas e linhas de forma simples. Como características dessa lei observa-se o salgadinho que esta com um formato de uma mão unindo-se aos outros pedacinhos do salgado  tentando alcançar o refrigerante.

Nesta imagem do programa de TV canção nova, temos a lei da unificação.

A unificação acontece na marca quando a observamos, e unimos os elementos dela verificando-se a unificação, pois todos os elementos estão diretamente ligados um no outro.

Podemos perceber unificação quando se há  equilíbrio, coerência da forma  e harmonia presente na composição.