quinta-feira, 13 de setembro de 2012

LEIS DA GESTALT: ANÁLISE DE IMAGENS


Por: Rauan Rogério Maia Holanda

A análise destes três anúncios feitos pela lente da Gestalt :

Lei da Proximidade: Elementos próximos tendem a se agruparem, constituindo uma unidade aparecendo mais próximos e unificados quanto menor for a distância entre eles.

Na capa do álbum 3, a disposição dos pontos singulares aparentam constituir uma unidade, uma imagem, no caso a de uma mulher. O agrupamento de tais pontos pode ser percebido quando se é aproximado cada vez mais a imagem podendo ser destacado a lei da proximidade. Outras leis também podem ser identificadas como semelhança. As formas e elementos de cor rosa na parte inferior do álbum apresentam a lei do fechamento, onde tais formas remetem a imagem de uma vitrola em uso.
 
Lei do Fechamento:Elementos são agrupados se eles parecem se completar, ou seja, nossa mente ver um objeto completo mesmo quando não há um.  

A lei do fechamento é a mais evidente lei apresentada no cartaz do filme de Steven Spielberg, pois o nosso campo de visão identifica a réplica da imagem do garoto no espaço prateado e a original como as letras A.I. assim como podemos perceber a imagem do garoto por completa no campo prateado, mesmo que ela esteja pela metade se comparada com a outra.


Lei da Continuidade: É a impressão visual de como elementos desenhados já com uma forma e com uma direção, prolongam, na mesma direção, o mesmo movimento

No anúncio da companhia de serviços telefônicos, pode se perceber a lei da continuidade, onde a impressão tem se a impressão de movimentação representada pela perspectiva de profundidade dada pela estrada.

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