sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ALEM DO QUE OS OLHOS PODEM VER

Elaine C. Ramos de Souza

Palavra de origem alemã, sem tradução, a Gestalt é um ramo da psicologia que oferece leis que teoricamente regem a percepção. Refere-se a um processo de dar forma, onde afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, mas sim das partes que formam o todo. Se tornando diferente a soma de suas partes. E que o cérebro só pode de fato assimilar, perceber e decodificar uma imagem através da percepção da totalidade.  


          A teoria da Gestalt descobriu algumas leis que facilitam a compreensão das imagens e ideias e que nos da à conclusão sobre o comportamento de nosso cérebro. São estas as leis: Continuação, Segregação, Unidade, Unificação, Fechamento, Proximidade, Semelhança e Pregnância.


 Muitos críticos ainda não acreditam na Gestalt e suas contribuições, pois alegavam que tratam do problema como se não existisse, e utilizavam teorias não convincentes e indefinidas. Mas seu movimento deixou marcado quando se refere à percepção, o pensamento psicológico e motivação. Quanto mais expandir o estudo da percepção, maior será nossa capacidade para entendermos uma mensagem visual.
"A 'fórmula' fundamental da teoria da Gestalt poderia ser expressa da seguinte maneira: existem totalidades, cujo comportamento não é determinado pelos seus elementos individuais, mas nos quais os processos parciais são eles mesmos determinados pela natureza intrínseca do todo" (Max Wertheimer)

REFERÊNCIA
GOMES FILHO, joao (2000): Gestalt do objeto: Sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras (2ed.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário