sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A INFLUÊNCIA DA GESTALT


Por: Rauan Rogério Maia Holanda
De origem alemã o termo Gestalt significa ‘‘forma’’ ou ‘‘figura’’, e é uma ferramenta muito utilizada por designers, pois tem a capacidade de influenciar a percepção de pessoas, usuários, e até do próprio designer em relação ao que se é apresentado. A Gestalt é essencial para o compreendimento de anúncios e imagens aleatórias, e além de ser utilizada como um método talvez, minucioso de entendimento, a Gestalt não procura apenas focar em partes singulares ou em detalhes, mas, no conjunto. As formas, sobre a influencia da Gestalt, são representadas como um todo formado por elementos que são ‘‘descartáveis” pois o produto final é o que vai definir o significado e a interpretação.

A Gestalt, assim como diversos outros métodos aplicados no processo de design também têm suas regras que são muito bem aplicadas e definidas, servindo como um guia para o aprofundamento no processo de visualização humano e percepção de símbolos e imagens. As leis básicas da Gestalt são:
·         Unificação
·         Pregnância
·         Segregação
·         Continuidade
·         Fechamento
·         Semelhança
·         Proximidade
Observe a imagem abaixo, e de acordo com seu conhecimento de formas e símbolos e de mundo, é fácil definir bem os animais desenhados?
A Gestalt é justamente essa confusão sensorial. Nesta imagem pode se encontrar algumas dessas leis da Gestalt, e mesmo que nem entendamos o que é Gestalt, nosso cérebro automaticamente capta o conteúdo e os transforma em tais leis, tornando as essenciais ao processo de percepção. Porém, o cérebro às vezes engana a visão e a percepção humana, e como nada é perfeito, o processo Gestalt às vezes pode ‘‘falhar’’ ou dar muito certo, dependendo também de vários aspectos culturais políticos e sociais e também do nível de percepção pessoal e conhecimento de mundo, podendo deixar lacunas, linhas e colunas incompreensíveis ou deformadas como no exemplo da primeira imagem.
São justamente essas ‘‘falhas’’ que são o atrativo da Gestalt. O cérebro não acompanha ou não define corretamente alguns espaços, causando esse ‘‘desconforto’’, ás vezes ocorre o inverso o que acaba por preencher espaços que não existem e criando novas imagens como no exemplo acima.  Está é uma chave importante para a inovação. A criatividade e as idéias podem vir de simples traços e formas, ou de traços avulsos ou alinhados. Muitos anúncios e propagandas até hoje são eternalizados e idolatrados pelo seu teor criativo e inovador do uso das leis Gestalticas.
Resumindo: as leis da Gestalt se aplicam a quase todas as informações visuais recebidas, negá-las seria como fechar os olhos a qualquer nova informação visual que o cérebro pode captar, e regressar a um estado primitivo, pois de acordo com a evolução o ser deve desenvolver todos seus sentidos para crescer de forma intelectual e sensorial. Ajustar a mente para receber os impulsos nervosos de uma idéia é a simples definição de ser designer!

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